Os brinquedos mais caros da Cultura Pop
Por Blog de Brinquedo em 24 de January de 2020Qualquer fã de cultura pop sabe que é preciso colocar a mão bem no fundo do bolso para conseguir comprar alguns dos itens mais desejados do momento. Mas há determinados produtos que nem se a pessoa trabalhar a vida toda, de segunda a sábado, vai conseguir economizar o suficiente pra poder adquirir.
Estes produtos custam o preço de um apartamento de luxo em Nova Iorque, ou mais. Ou se nasce em berço de ouro ou só compra se você ganhar na loteria. Mas ainda não custa nada sonhar, não é mesmo? Dá uma olhada nos itens abaixo e imagine um ou dois em sua estante. Quem sabe, um dia, você tem bala na agulha e consegue comprar qualquer um deles.
Os bonequinhos Funko Pop mais desejados de todos são o Metallic Stan Lee e o Alex Laranja Mecânica. Foram edições mínimas e super especiais dos personagens. Alex perdeu a licença antes mesmo do lançamento. Apenas 12 exemplares foram produzidos e há quem pague até 30 mil reais por um deles.
No caso de Stan Lee, o super criador de heróis foi objeto de uma homenagem especial que só foi vendida no site do artista. 10 bonecos prateados e 10 dourados. O preço? O que pedirem! Isso mesmo, não há limites para a edição especial. Não importa o quanto cobrarem, vai encontrar comprador.
Há diversos brinquedos raros da Funko, tais como a Black Batgirl, o Batman Silver, o Holografic Darth Maul ou o Chewbacca Especial (com cobertura cheia de pelos), mas eles chegam, no máximo, ao valor de 5, 6 mil reais cada um e possuem mais de 100 exemplares produzidos, em média.
Já quando se fala de quadrinhos, ninguém bate a edição da Action Comics onde o Super Homem aparece pela primeira vez. Acredita-se que existam menos de 100 exemplares em todo o mundo e os melhores exemplares podem chegar a até 7 milhões de dólares!!!
A Detective Comics em que o Batman surge pela primeira vez não fica muito atrás. Você precisaria ter cerca de 4 milhões de verdinhas para conseguir uma edição em bom estado. Outras edições do Batman e do Super Homem também podem alcançar 3, 2 milhões de dólares, cada uma.
Outros brinquedos que atingem valores muito altos são edições especiais de brinquedos eletrônicos feitos de ouro, com muitas pedras preciosas incrustadas. Mas trata-se apenas de produtos criados pelo marketing das marcas, com o objetivo de chamar a atenção.
Há game boys, consoles de videogames, miniaturas de automóveis, cubo mágicos (cada cor é feita com uma pedra preciosa), até mesmo um cavalinho de balanço 100% de ouro. Inutilidades ostensivas, cujo valor deve-se exclusivamente aos metais e as jóias.
A antiguidade e a raridade costumam ser muito mais atraentes aos colecionadores de brinquedo do que o material com o qual eles são feitos. O protótipo do GI Joe, o action figure mais famoso do mundo – popularmente conhecido no Brasil como Falcon – custou a bagatela de 200 mil dólares em um leilão nos Estados Unidos, em 2003.
A primeira versão da Barbie – sem nenhum atrativo além da própria boneca, com um maiô e óculos escuros – foi lançada em 1959. Teve cerca de 250 mil exemplares vendidos, mas muito poucos conseguiram sobreviver às brincadeiras. Se sua avó tiver uma guardada, ela vale mais de 100 mil reais!
A nostalgia é o valor agregado que mais faz o preço de brinquedos tradicionais subir. A raridade vem em segundo lugar. Se você tem uma coleção cheia de itens difíceis de serem encontrados, vai garantir uma herança valiosa aos seus filhos e netos.