Os Brinquedos do Imperador D. Pedro I!
Por Dado Ellis em 11 de February de 2008O Museu Histórico Nacional, no Rio de Janeiro, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 287.000 itens, entre os quais vários brinquedos.
O destaque são dois brinquedos que pertenceram ao Imperador D. Pedro I:
Um Tabuleiro de Xadrez (foto acima) que provavelmente passou pelos reinados de D. Maria I, a louca, e D. João VI e depois ficou para D. Pedro I, que se interessava muito por xadrez. O tabuleiro foi incorporado ao acervo do Museu Histórico Nacional em 1922.
O Barco de Marfim (foto abaixo) é um brinquedo de corda feito todo de marfim e provavelmente foi um dos ornamentos da famosa sala chinesa do Paço Imperial de São Cristóvão. O barco representa um palácio flutuante do conturbado período da invasão Mandchu e pertenceu ao Imperador D. Pedro I. Também foi incorporado ao acervo do Museu Histórico Nacional em 1922.
O acervo de brinquedos do Museu Histórico Nacional começou a crescer em 1986 com a doação de 135 soldadinhos de chumbo, posteriormente a Estrela, fábrica de brinquedos brasileira, fez outra doação significativa com vários de seus famosos produtos. A partir de 1997 o Museu intensificou a coleta e preservação de brinquedos, visando abrir espaço para a representação da criança e hoje tem um acervo de cerca de 300 brinquedos.
Visite o site do Museu Histórico Nacional para ver uma parte do acervo de brinquedos ou faça uma visita pessoalmente para ver o acervo completo e conhecer o lindo prédio que abriga o museu e que foi no passado o Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro. O Museu fica na Praça Marechal Âncora – Próximo à Praça XV no Rio e o ingresso custa R$6,00, um ótimo passeio que vai agradar a família toda!
E se você estiver planejando uma viagem a Portugal aproveite também para visitar o Museu do Brinquedo em Sintra e que tem um impressionante acervo com mais de 40.000 brinquedos diferentes.