Dicas para levar em consideração na hora de escolher um carro usado
Por Dado Ellis em 25 de October de 2021O trânsito nas grandes cidades realmente pode deixar de mau humor a qualquer pessoa, por mais pacífica e tranquila que seja. Quando as ruas e avenidas ficam engarrafadas e o transporte público anda completamente lotado, o estresse aparece logo, sem pena do motorista. É quando ter um dos Toyota usados seminovos ajuda muito para aguardar o trânsito andar sentado com conforto e segurança.
Com as dificuldades que existem hoje em dia, as pessoas que não podem comprar um carro 0 km decidem, sem pestanejar, comprar algum dos Toyota usados seminovos, pois desse jeito podem viajar e trabalhar confortavelmente, cuidando da saúde física e da saúde financeira!
Ir para o trabalho, para a faculdade ou levar os filhos para a escola sem ter que fazer fila no ponto de ônibus, não tem preço! Ao mesmo tempo, enfrentar um engarrafamento dentro do próprio veículo é sempre mais confortável –apesar de estressante- do que dentro de um ônibus, pois você está sentado, ouvindo música ou um programa de rádio, esperando o trânsito avançar.
Quais são as vantagens de um carro usado?
- Não é tolice dizer que a grande maioria das pessoas considere que um carro novo é a compra ideal porque nunca teve um dono e não foi usado jamais. No entanto, a compra de um carro usado tem diversas vantagens que vale a pena conhecer, fora o fato de ter um preço menor que os carros 0 km:
- Os carros usados acabam tendo o valor do seguro mais barato por conta dos quilômetros já rodados. Dessa forma, as despesas com a manutenção acabam diminuindo. Além disso, os carros usados costumam ter acessórios que o antigo dono já comprou e instalou quando o carro ainda era um 0 km. Portanto, o valor da compra desse usado já inclui tudo isso, sem a necessidade de você ter que pagar por fora.
- Muito importante é o assunto da depreciação: um carro novo, assim que sai para a rua, perde aproximadamente um 20% do valor pago pelo dono. Já um carro usado desvaloriza muito mais devagar.
- Fazer a documentação do carro usado custa menos, ou seja, o emplacamento de um carro 0 km é bem mais caro que o valor da transferência de um carro usado.
- Consertar um carro usado custa bem menos que consertar um carro novo, porque as peças de reposição do veículo usado são mais baratas.
Que coisas levar em consideração na hora de comprar um veículo usado?
Se você escolher uma marca e um modelo de veículo que nunca teve, o recomendável é pesquisar na internet os comentários dos consumidores que possuem esse veículo. Desse modo você poderá conhecer as vantagens e desvantagens do veículo antes de tomar a decisão definitiva.
- Quando for verificar o carro que pretende comprar, analise ele totalmente e desconfie se o motor estiver limpo demais, porque isso pode ser um motor ‘disfarçado’, já que não existe um motor limpinho em um carro usado! Sempre faça o teste drive!
- Faça a verificação durante o dia e à luz do dia, porque sob luz artificial é fácil esconder qualquer defeito na lataria, por exemplo. Além disso, é aconselhável fazer a verificação cedo de manhã, para ser a primeira pessoa a ligar o motor. Assim, se houver qualquer tipo de problema, o motor o denunciará na hora através de um barulho que você perceberá na hora.
- Quando fizer o teste drive, sinta se o pedal do freio vibra. Dirija o carro e uma rua lisa, com asfalto, para testar o alinhamento. Vá devagar e solte o volante: se o carro continuar em linha reta, é que está bem alinhado.
- Ligue o motor sem acelerar. Se não houver problemas, o motor deveria funcionar de um jeito silencioso. Um barulho, por mínimo que seja, estará indicando que existe um problema que deve ser consertado.
- Ao testar o pedal da embreagem verifique que este cumpra a sua função sem ter que fazer força.
- Dentro do veículo teste todos os botões das janelas, do rádio, do ar condicionado. Verifique que tudo esteja funcionando bem.