Banco Imobiliário ganha nova variação com temática e-Sports pela ESL
Por Dado Ellis em 23 de August de 2021
Após ganhar muitas versões, inclusive uma totalmente tecnológica com direito até a aplicativo de realidade aumentada, o jogo de tabuleiro Monopoly, que aqui no Brasil é conhecido popularmente como Banco Imobiliário, ganha mais uma com a temática dos e-Sports. O jogo desenvolvido pela Electronic Sports League em parceria com a Hasbro tem o mesmo formato clássico, porém, no lugar do mercado de imóveis, as situações simuladas no jogo de tabuleiro envolvem campeonatos de jogos eletrônicos.
No lugar dos nomes das ruas que os jogadores compram no decorrer da partida, eventos importantes do universo do e-Sports, como o Dreamhack e o ESL Katowice, por exemplo, ocupam as extremidades do tabuleiro, que, aliás, é dupla face, sendo um lado com o jogo em inglês e o outro, em alemão.
Ainda, as peças que representam cada jogador, como o chapéu ou o carro prateado na versão original (aqui no Brasil foram substituídas por pinos coloridos), dão lugar a um joystick, um teclado gamer, um headphone, um troféu, o emblema da ESL e uma galinha (fazendo referência ao grito de guerra entre os gringos “Winner, Winner, Chicken Dinner”), todos revestidos com material prateado.
Durante a partida, os jogadores não só podem comprar os torneios como também podem investir em ligas, vender ingressos e mercadorias. Contudo, mesmo sendo lançado com outra temática, essa versão de Monopoly também leva o jogador para a cadeia, de forma simulada é claro! Esta versão do Monopoly promete ser tão viciante quanto a sua versão clássica. Tão viciante, mas tão viciante, que poderia até virar modalidade de aposta online.
O Esports Monopoly será lançado no dia 25 de outubro de 2021 apenas na Europa e os europeus já podem adquirir na pré-venda no site da eBay por cerca de 45 euros. Será que rola um lançamento aqui no Brasil em um futuro não muito distante? Fiquemos na torcida.
A história do Monopoly
O jogo foi inventado no final do século XIX nos Estados Unidos pela ativista Elizabeth J. Magie Phillips, que apoiava o movimento Single Tax (imposto único ou imposto simples) liderado pelo economista Henry George. Chamado inicialmente de The Landlord’s Game, esse jogo foi uma forma que Elizabeth encontrou para ajudar a divulgar as ideias de Henry e explicar às pessoas sobre suas teorias, além de alertá-las para os malefícios da monopolização.
The Landlord’s Game se tornou um sucesso e era jogado em várias faculdades pelo país, onde os estudantes faziam seus próprios tabuleiros e alteravam suas regras originais, que eram, na verdade, uma crítica ao sistema capitalista. Apesar de ter sido patenteado em 1904 e ter sua patente renovada em 1924, uma nova versão foi criada pelo desempregado Charles Darrow, que a vendeu para a Hasbro (na época Parker Brothers) como se a invenção fosse dele.
Aqui no Brasil, a Estrela adquiriu os direitos da Hasbro para lançar o Monopoly aqui no país nos anos 40 sob o nome de Banco Imobiliário. Pouco tempo depois, a Hasbro desfez o acordo e passou a vender o jogo no Brasil com seu nome original, enquanto que a Estrela continuou vendendo o jogo com o mesmo nome, porém com pequenas alterações nas regras e no design. Hoje o jogo conta com inúmeras versões em todo o mundo, desde envolvendo personagens famosos de produções audiovisuais até recursos mais modernos como máquina de cartão de crédito e débito, além de interações com aplicativos para smartphones e realidade aumentada.