Morre o Guru da Ficção Científica!
Por Dado Ellis em 19 de March de 2008Faleceu aos 90 anos em Colombo, no Sri Lanka, um dos maiores escritores de ficção científica de todos os tempos: Sir Arthur C. Clarke.
Arthur C. Clarke escreveu quase 100 livros, entre eles alguns dos maiores clássicos da ficção científica como 2001: Uma Odisséia no Espaço e Encontro com Rama. Clarke sempre foi fascinado pela astronomia e na Segunda Guerra Mundial participou do desenvolvimento do sistema de radares de defesa que foi decisivo na vitória britânica na terrível Batalha da Inglaterra.
Em 1945 Clarke escreveu um artigo defendendo o uso de satélites geoestacionários para transmitir sinais de telecomunicações. Em reconhecimento as suas contribuições a órbita geoestacionária, 36 mil quilômetros acima da linha Equador, foi oficialmente batizada pela International Astronomical Union como a Órbita Clarke.
Em 1968 Arthur C. Clarke, junto com Stanley Kubrick, co-escreveu o roteiro para um filme baseado em 2001: Uma Odisséia no Espaço, o seu mais famoso livro. O filme, que faz sucesso até hoje, é um dos maiores clássicos do cinema e influenciou a maioria dos filmes de ficção científica.
Em 1979 no livro The Fountains of Paradise, Clarke descreveu pela primeira vez um Elevador Espacial. Uma estrutura gigantesca que liga a terra a um satélite geoestacionário, usada para colocar carga em órbita sem a necessidade do uso de foguetes com um custo muito menor. Clarke acreditava que o Elevador Espacial vai ser sua grande herança para a humanidade, ainda mais importante que os satélites geoestacionários, e que um dia o elevador vai virar uma realidade.
Para saber mais sobre a vida e a obra do grande escritor visite o site da Arthur C. Clarke Foundation ou o site 2001: Exhibit.
Veja aqui no Blog de Brinquedo: 2001, Uma Odisséia no Espaço: Réplica da Cápsula Espacial.
Veja também o post Arthur C. Clarke, O Profeta do Futuro no Digital Drops.
Via Arthur C. Clarke Net.