A Família PLAYMOBIL
Por Dado Ellis em 15 de August de 2007PLAYMOBIL é um brinquedo fantástico, e quem teve a oportunidade de brincar com ele sabe disso. Por isso é uma pena que seja difícil de se encontrar aqui no Brasil, e quando encontramos o preço é altíssimo.
Segundo o site, não oficial, Mundo PLAYMOBIL o brinquedo foi criado por Hans Beck, o chefe do Departamento de Desenvolvimento da Geobra Brandstätter, e começou a ser vendido em 1974 depois de três anos de pesquisas com desenhos de crianças, da onde veio a cabeça grande, em relação ao corpo e os rostos pintados só com dois olhos e uma boca sorrindo.
A linha de brinquedos PLAYMOBIL surgiu como resposta à primeira crise do petróleo nos anos 70. A companhia alemã Geobra Brandstätter fundada em 1876, fabricava produtos metálicos e posteriormente sintéticos como cofrinhos de poupança, telefones e pneus. Nos anos 50 ampliou os negócios para o setor de brinquedos e no começo dos anos 70 a alta do preço da matéria-prima (o petróleo) para seus tratores de plástico a obrigaram a buscar uma alternativa. E assim nasceu o PLAYMOBIL. Ao todo já foram fabricados 1,7 bilhão de bonequinhos PLAYMOBIL.
Via Objetos de Desejo.
Para ler o resto do post clique em “Continuar lendo”.
No Brasil o PLAYMOBIL chegou em 1976 e foi fabricado pela Trol até o fechamento em 91, quando passou a ser fabricado pela Estrela até 1999. Depois sumiu!
Na família PLAYMOBIL podemos encontrar brancos, negros e índios, xerifes, bandidos, caubóis e a cavalaria americana, reis, princesas e cavaleiros medievais. Também tem: jardineiros e operários da construção civil, pilotos de aviões e carros de corrida, sem esquecer os médicos, bombeiros e policiais.
Os animais estão representados, entre outros, na fazenda, zoológico e aventura na selva. São vários veículos, e espaçonaves intergalácticas e até uma ferrovia completa com controle remoto. Além de avião, barco pirata, castelo e povoado viking, agora também tem casa completa, palácio e supermercado.
Entre as novidades estão uma linha para crianças menores de quatro anos, sem peças pequenas, com pés e mãos fixos (como eram os originais) e mais figuras com motivos femininos a fim de atrair as meninas.
Eu não sabia, mas existem os PLAYMOBIL Funparks, parques de diversão que tem como base um pavilhão com farta oferta de brinquedos PLAYMOBIL para brincar à vontade além de áreas temáticas com fazenda, mina de ouro, acampamento indígena, castelo medieval, selva e barco pirata. Os parques ficam na Alemanha, França, Estados Unidos, Grécia e Malta.
Vale a pena visitar a PLAYMOBIL Online Store nos Estados Unidos, é muito legal e você pode ver todos os produtos PLAYMOBIL, como a Cleópatra que custa apenas U$2,99.
Para saber mais sobre PLAYMOBIL visite o ótimo site, em português, Mundo PLAYMOBIL com várias informações e também a Wikipedia-Português e Wikipedia-Inglês.
Segundo a Wikipedia “Em 2005, após longa ausência no país, a Calesita começou a importar PLAYMOBILs da Argentina, onde são produzidos pela Antex. Existe atualmente, a possibilidade de que o brinquedo volte a ser fabricado no Brasil”. Espero que sim, atualmente os preços são altos e não existe variedade. O ideal era ter a linha completa, que saudade da Trol.
Enquanto isso, você pode ver o que está disponível hoje no Brasil: faça uma busca por PLAYMOBIL no Submarino, ou vá direto a seção PLAYMOBIL do Mercado Livre, e da Americanas.com.